sexta-feira, 22 de março de 2013

Emilio Santiago

Emílio Vitalino Santiago (Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 1946Rio de Janeiro, 20 de março de 2013) foi um cantor brasileiro.








Nome completo Emílio Vitalino Santiago
Nascimento 6 de dezembro de 1946
Origem Rio de Janeiro, RJ
País Brasil Brasil
Data de morte 20 de março de 2013 (66 anos)
Gênero(s) MPB
Ocupação(ões) cantor
Período em atividade 1973 — 2013
Gravadora(s) CID, Philips/Polygram, Som Livre, Sony Music


Um cantor legal, e morreu tão recentimente.Emilio Santiago um cantor da música polular brasileira...

quinta-feira, 21 de março de 2013

Elis Regina

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco histriônica,[1] sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos.[2][3][4][5][6] Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.








Nome completo Elis Regina Carvalho Costa
Apelido Pimentinha (apelido criado por Vinicius de Moraes); Elis-cóptero (apelido criado por Rita Lee); Lilica
Nascimento 17 de março de 1945
Origem Porto Alegre, RS
País Brasil
Data de morte 19 de janeiro de 1982 (36 anos)
Gênero(s) Bossa-nova, MPB, samba, pop
Instrumento(s) voz
Período em atividade 196182
Gravadora(s) Continental (196162), CBS Records (1963), Philips Records (atual Universal Music) (196478), WEA (197980), EMI-Odeon (1980–81), Som Livre (1981–82)
Afiliação(ões) Fino da Bossa, Jair Rodrigues, Tom Jobim, César Camargo Mariano, Chico Buarque, Ivan Lins
Influência(s) Edith Piaf
Carmem Miranda
Laurindo Almeida
Nancy Wilson
Peggy Lee
Eartha Kitt
Billie Holiday,
Angela Maria


Milton Nascimento

Milton Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira.[1] Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção "Travessia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967. Tem como parceiros e músicos que regravaram suas canções, nomes como: Wayne Shorter, Pat Metheny, Peter Gabriel, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina. Em 1998, ganhou o Grammy de Best World Music Album in 1997. Foi nomeado novamente para o Grammy em 1991 e 1995.
Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Também conhecido pelo apelido de Bituca, nasceu no Rio de Janeiro, filho de Maria Nascimento, uma empregada doméstica muito humilde, que foi mãe solteira. Tentou criar Milton, o registrou e o levou para a casa dos patrões, mas foi demitida e viu que não poderia criá-lo tamanha miséria a qual vivia. Sofrendo muito, entregou o filho para um casal rico criar. Milton, então, foi adotado. Sua mãe adotiva, Líliam Silva Campos, era professora de música. O pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais, antes dos dois anos e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade.

Nome completo Milton Nascimento
Apelido Bituca
Nascimento 26 de outubro de 1942 (70 anos)
Origem Rio de Janeiro, RJ
País Brasil
Gênero(s) MPB, pop, samba-canção, Rock Progressivo
Instrumento(s) Violão, gaita, acordeão, contrabaixo,piano
Período em atividade 1962 – atualmente
Gravadora(s) EMI, Warner Music Brasil, Polydor Records, Columbia Records, A&M Records
Afiliação(ões) Elis Regina
14 Bis
Beto Guedes
Lô Borges
Som Imaginário
RPM
Clube da Esquina
Marina Machado
Wagner Tiso
Angra
Página oficial www.miltonnascimento.com.br

Chico Buarque

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque ou Chico Buarque de Hollanda, (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da MPB. Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceira com outros músicos e compactos.[2]
Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, iniciou sua carreira como escritor em 1962, quando escreveu seu primeiro conto aos 18 anos,[3] ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música A Banda. Socialista declarado[4][5] autoexilou-se na Itália em 1969, devido à crescente repressão da regime militar do Brasil nos chamados "anos de chumbo", tornando-se, ao retornar, em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no país. Na carreira literária, foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010.
Foi casado por 33 anos (de 1966 a 1999) com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas, Sílvia Buarque, Helena e Luísa.[6][7] Chico é irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina. Ao contrário da crença popular, Aurélio Buarque era apenas um primo distante do pai de Chico.[8]
Em 2 de dezembro de 2012, foi confirmado por Miguel Faria, um documentário, do qual apresentará um show de Chico, organizado para a produção, mesclado com depoimentos dele e de outros nomes da música nacional, além de encenações com personagens das canções mais famosas do artista




Nome completo Francisco Buarque de Hollanda
Apelido Chico Buarque
Nascimento 19 de junho de 1944 (68 anos)
Local de nascimento Rio de Janeiro, RJ
Brasil
País Brasil
Gênero(s) MPB, samba, bossa nova, choro
Ocupação(ões) cantor, compositor, dramaturgo, escritor
Instrumento(s) vocal, violão
Período em atividade 1962 -
Afiliação(ões) Caetano Veloso
Milton Nascimento
Tom Jobim
Influência(s) Noel Rosa
Ismael Silva
Roberto Menescal
Luiz Bonfá
Jacques Brel
João Donato
João Gilberto
Dori Caymmi
Edu Lobo
Elis Regina
Cartola
Tom Jobim
Baden Powell
Vinícius de Moraes[1]
Página oficial Site oficial


Vinicius De Morais

Vinícius de Moraes[1][2] (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.[3][4][5]
Poeta essencialmente lírico, também conhecido como "poetinha"[6], apelido que lhe teria atribuído Tom Jobim[7], notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador.[8] O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respectivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso.[8]
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.


Apelido Poetinha
Nascimento 19 de outubro de 1913
Local de nascimento Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Data de morte 9 de julho de 1980 (66 anos)
Local de morte Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Gênero(s) MPB, bossa nova, samba
Afiliação(ões) Carlos Lyra, Tom Jobim, Toquinho


Tom Jobim

Tom Jobim
Foto: © Marcia Kranz
Informação geral
Nome completo Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
Apelido Tom Jobim
Nascimento 25 de janeiro de 1927
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Data de morte 8 de dezembro de 1994 (67 anos)
Nova Iorque
 Estados Unidos
Gênero(s) Bossa nova, samba, MPB
Instrumento(s) Piano e violão
Período em atividade 19481994
Afiliação(ões) Banda Nova
Vinícius de Moraes
Newton Mendonça
João Gilberto
Luiz Bonfá
Dolores Duran
Billy Blanco
Chico Buarque
Edu Lobo
Elis Regina
Astrud Gilberto
Frank Sinatra
Influência(s) Heitor Villa-Lobos
Dorival Caymmi
Radamés Gnattali
Ary Barroso
George Gershwin
Debussy
Página oficial www2.uol.com.br/TomJobim
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim[nota 1] (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.
É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone[1], e um dos criadores do movimento da bossa nova.


Wanderléa

Wanderléa Charlup Boere Salim (Governador Valadares, 5 de junho de 1946) é uma cantora brasileira.
Tornou-se famosa durante a Jovem Guarda. Fez um grande sucesso na época juntamente com seus amigos Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Trabalhou como atriz principal na película brasileira "Juventude e Ternura" (1968), direção de Aurélio Teixeira, bem como contracenou com Roberto e Erasmo em "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" (1968) de Roberto Farias entre outros filmes.







Nome completo Wanderléa Charlup Boere Salim
Apelido Ternurinha
Nascimento 5 de junho de 1946 (66 anos)
Origem Governador Valadares, Minas Gerais
País Brasil Brasil
Gênero(s) iê-iê-iê, MPB
Ocupação(ões) cantora
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 1963-atualmente
Outras ocupações atriz


Roberto Carlos (rei)

O nossa rei...Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941) é um cantor e compositor brasileiro. Ele foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira, liderando o primeiro grande movimento de rock feito no Brasil. Além dos discos, estrelou um programa na TV Record, chamado Jovem Guarda (que batizou esse movimento de rock), e filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300km por Hora". Atualmente continua se apresentando com frequência e produz anualmente um especial que vai ao ar na semana do Natal pela Rede Globo, mesma época em que costumavam ser lançados seus discos anuais. Segundo a ABPD, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história do Brasil e que bombou com vários sucessos como " como é grande meu amor por você" e agora em 2012 em meados de 2013 " esse cara sou eu" e... um ícone da MPB e jovem guarda.







Nome completo Roberto Carlos Braga
Apelido Rei da MPB, Rei da Juventude, Rei Roberto Carlos, Rei da Música Latina
Nascimento 19 de abril de 1941 (71 anos)
Origem Cachoeiro de Itapemirim, ES
País Brasil
Gênero(s) Rock n' roll, jovem guarda, pop, soul, bossa nova
Instrumento(s) Vocal, violão, piano, guitarra
Período em atividade 1959 - presente
Gravadora(s) Polydor (1959)
CBS
Sony Music
Afiliação(ões) Erasmo Carlos, Tim Maia, The Sputniks, The Snakes, Wanderléa
Página oficial Roberto Carlos

Maria Bethania

Maria Bethânia Viana Teles Velloso[1], mais conhecida como Maria Bethânia (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 18 de Junho de 1946), é uma cantora brasileira de MPB.
Bethânia é irmã da escritora Mabel Velloso, do cantor e compositor Caetano Veloso, e tia dos cantores Belô Velloso e Jota Velloso.[2]
Tendo lançado 50 álbuns de estúdio em 47 anos de carreira,[3] a cantora está entre os 10 artistas com maior número de vendagem de discos no Brasil, com cerca de mais de 26 milhões de cópias vendidas.

Nome completo Maria Bethânia Viana Teles Velloso
Apelido Abelha-Rainha
Nascimento 18 de junho de 1946 (66 anos)
Origem Santo Amaro da Purificação,  Bahia
País Brasil Brasil
Gênero(s) MPB
Instrumento(s) vocal
Extensão vocal contralto
Período em atividade 1965 - presente
Gravadora(s) Universal Music Brasil, Verve Records, EMI Brasil, Biscoito Fino, Wrasse, Sony BMG
Influência(s) Amália Rodrigues
Billie Holiday
Cartola
Tom Jobim
Nana Caymmi
Nara Leão
Edith Piaf
Página oficial www.mariabethania.com.br





A nossa queria bethania! tem uma voz explendida e que também é um ícone da música comteporânea e MPB...

terça-feira, 19 de março de 2013

Zeca Pagodinho

Zeca Pagodinho, nome artístico de Jessé Gomes da Silva Filho, (Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro. Gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode. O artista, que começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, tornou-se tão imensamente popular que seus shows chegam a ser contratados por cachês generosos, sendo realizados nas mais badaladas casas de espetáculo do país. Sempre fiel a suas características de irreverência e jocosidade, Zeca recebe também reconhecimento da crítica e de artístas e compositores consagrados. Nei Lopes afirma que o sambista "é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do mega-estrelato pop pelas gravadoras".[1]








Nome completo Jessé Gomes da Silva Filho
Nascimento 4 de fevereiro de 1959 (54 anos)
Local de nascimento Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brasil
Gênero(s) Samba, partido-alto, pagode, MPB
Instrumento(s) Voz, cavaquinho(início da carreira)
Período em atividade 1983 - presente
Gravadora(s) RGE (1986-1989)
BMG (1989-1993)
PolyGram (1994-1998)
Universal Music(1999-)
Página oficial www.zecapagodinho.com.br/


Agepê

Antônio Gilson Porfírio, mais conhecido como Agepê (Rio de Janeiro, 10 de agosto de 194230 de agosto de 1995) foi um cantor brasileiro. O nome artístico decorre da pronúncia fonética das iniciais do nome verdadeiro "AGP".
Antes da fama, trabalhou como transportador de bagagem onde era conhecido como Ripinha e também foi técnico projetista da extinta Telerj, a que abandonaria para se dedicar à carreira artística. A carreira fonográfica teve início em 1975 quando lançou o compacto com a canção Moro onde não mora ninguém, primeiro sucesso dele, que seria regravada posteriormente por Wando, nove anos depois, lançou o sucesso estrondoso Deixa eu te amar, que fez parte da trilha sonora da telenovela Vereda Tropical, de Carlos Lombardi. O disco Mistura Brasileira, que continha esta canção, foi o primeiro disco de samba a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas (vendeu um milhão e meio de cópias). A carreira destacou-se por um estilo mais romântico, sensual e comercial, em que fez escola.
Foi integrante da ala dos compositores da Portela, contendo um repertório eclético, composto principalmente por baião e teve no compositor Canário o mais frequente parceiro. Na sua voz tornaram-se consagradas inúmeras composições da autoria, como Menina dos cabelos longos, Cheiro de primavera, Me leva, Moça criança dentre outras. Também regravou "Cama e Mesa", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com grande sucesso.
Morreu de cirrose aos cinquenta e três anos de idade.





Nome completo Antônio Gilson Porfírio
Nascimento 10 de agosto de 1942
Origem Rio de Janeiro
País Brasil
Data de morte 30 de agosto de 1995 (53 anos)
Gênero(s) Samba-joia[1]
Samba enredo
Instrumento(s) voz


Jorge Aragão

Jorge Aragão da Cruz (Rio de Janeiro, 1 de Março de 1949) é um cantor, sambista, compositor brasileiro.






O Jorge aragão...fez um sucesso tremendo com a música  "ave maria"...no cavaquinho ficou lindo demais! um ícone do samba e partido alto



Nome completo Jorge Aragão da Cruz
Nascimento 1 de março de 1949 (64 anos)
Origem Rio de Janeiro, RJ
País Brasil
Gênero(s) Samba, partido-alto, pagode, MPB
Instrumento(s) Voz,Cavaquinho,Banjo
Período em atividade 1986 - presente
Gravadora(s) RGE,Universal Music,Indie Records,EMI Music
Afiliação(ões) Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Alcione, Almir Guineto, Seu Jorge
Página oficial www.jorgearagao.art.br/

Dudu Nobre

João Eduardo de Salles Nobre, o Dudu Nobre (Rio de Janeiro, 6 de novembro de 1973) é um compositor e cantor brasileiro [1].
Filho do engenheiro João Nobre e Anita Nobre. Aos seis anos de idade, começou a estudar piano clássico, e aos nove ganhou o instrumento que se tornaria inseparável, o cavaquinho. Dudu foi casado com a modelo e dançarina Adriana Bombom e tem duas filhas com ela. É ainda irmão da porta-bandeira Lucinha Nobre, primo do cantor e ator Seu Jorge e afilhado do sambista Zeca Pagodinho.








Nome completo João Eduardo de Salles Nobre
Nascimento 6 de novembro de 1973 (39 anos)
Origem Rio de Janeiro
País Brasil
Gênero(s) Samba
Instrumento(s) Vocal, Banjo, Cavaquinho
Período em atividade 1999 - Presente
Gravadora(s) Sony BMG
Universal Music
Som Livre
Afiliação(ões) Bonde da Stronda, Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Chorão
Página oficial Página oficial