segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dorival Caymmi




Dorival Caymmi (Salvador, 30 de abril de 1914Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro.
Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano.[1] Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em casa, às seis horas da manhã, por conta de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer renal que possuía havia 9 anos.[2] Permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007. Poeta popular, compôs obras como Saudade de Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena.
Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris. Todos os seus três filhos são também cantores: Dori Caymmi, Danilo Caymmi e Nana Caymmi

Nome completo Dorival Caymmi
Nascimento 30 de abril de 1914
Salvador, Bahia
Brasil
Data de morte 16 de agosto de 2008 (94 anos)
Rio de Janeiro, Brasil
Gênero(s) Samba, bossa nova
Ocupação(ões) compositor
Instrumento(s) Vocal, violão
Período em atividade 19342008
Outras ocupações poeta, pintor e ator
Gravadora(s) Odeon
Columbia
Continental
RCA Victor
Elenco
Phonogram
Funarte
Som Livre
Universal
EMI
Afiliação(ões) Dori Caymmi
Danilo Caymmi
Nana Caymmi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!