segunda-feira, 22 de abril de 2013

Amália Rodrigues







Amália da Piedade Rodrigues DmSEOSEGCSEGOIHGCIH2 (Lisboa, 23 de Julho de 19203Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do fado, comummente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado4 e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Alexandre O’Neill.

Nome completo Amália da Piedade Rodrigues
Também conhecido(a) como Rainha do Fado1
Nascimento 23 de Julho de 1920 nota 1
Origem Pt-lsb1.png Lisboa
País  Portugal
Data de morte 6 de Outubro de 1999 (79 anos)
Género(s) Fado
Período em atividade 1940 - 1999
Outras ocupações Actriz
Página oficial Amalia.com
Assinatura Assi Amalia.jpg

Carlos Gardel

Carlos Gardel (Tacuarembó ou Toulouse, 11 de dezembro de 1890Medellín, 24 de junho de 1935) foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade.
Seu lugar de nascimento constitui uma questão controversa. Alguns sustentam que Gardel teria nascido no interior do Uruguai no departamento de Tacuarembó baseando-se em alguns documentos e matérias jornalísticas de época. seria filho do líder político local Carlos Escayola e de Maria Lelia Oliva, que tinha 13 anos. Outros dizem que Gardel teria nascido na cidade francesa de Toulouse como Charles Romuald Gardès, filho de pai ignorado e de Berthe Gardès (1865-1943). Gardel era esquivo sobre o tema e quando indagado dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade".
Cantor e ator celebrado em toda a América Latina pela divulgação do tango. Inicia-se como cantor ainda jovem com o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina. Sua primeira interpretação formal se dá no Teatro Nacional de Corrientes, no qual também se apresenta Don José Razzano, com quem forma uma parceria por vários anos. Pela sensualidade de sua voz, que se presta muito bem à interpretação da milonga – gênero precursor do tango – torna-se conhecido a partir de "Mi noche triste" 1917.
Foi uma das primordiais influências de Amália Rodrigues.




Nome completo Charles Romuald Gardès
Também conhecido(a) como El Zorzal Criollo, El Morocho del Abasto, El Mago, El Rey del Tango, El Mudo
Nascimento 11 de dezembro de 1890 ou 1887 ?
Origem França Toulouse, França ou
Uruguai Tacuarembó, Uruguai (?)
País Argentina Naturalizado
Data de morte 24 de junho de 1935 (44 anos)1935
Medellín,  Colômbia
Gênero(s) Tango, Milonga
Instrumento(s) Voz, guitarra, piano, acordeon


Gonzaguinha

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1945Renascença, 29 de abril de 1991) foi um cantor e compositor brasileiro.




Nome completo Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior
Também conhecido(a) como Cantor-rancor
Nascimento 22 de setembro de 1945
Local de nascimento Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Data de morte 29 de abril de 1991 (45 anos)
Local de morte Renascença, PR
Brasil
Gênero(s) MPB
Ocupação(ões) Cantor e compositor
Instrumento(s) Voz e violão
Período em atividade 1971–1991
Outras ocupações Formou-se em economia, mas não exerceu a profissão.
Gravadora(s) EMI-Odeon
Afiliação(ões) Luiz Gonzaga
Página oficial http://www.gonzaguinha.com.br/


Gregório Barrios

Gregorio Barrios o seu maior intérprete, dentro de uma imensa discografia com mais de125 discos em 78 rotações e 43 LPs. Nascido em Bilbao, Espanha, em 31 de janeiro de 1911, Gregorio Barrios foi residir em Buenos Aires, aos dez anos de idade, visto que seu pai sofria perseguição política pelo fato de ser socialista.

Na capital portenha, após exercer diversos empregos, o jovem espanhol resolveu estudar canto, o que fez durante 15 anos com o professor e tenor Abeleff e o barítono Iturbi, no Teatro Colón.


Em 1938, estreou na Radio Callao, interpretando cançonetas, trechos de óperas e tangos, percebendo, porém, que aquele ainda não era o caminho certo. Em 1940, assinou contrato com a famosa Radio El Mundo de Buenos Aires


Em 1941, Gregório atuou no Brasil pela primeira vez, numa excursão que voltaria a realizar em inúmeras oportunidades, até fixar-se definitivamente em nossa terra.


Na Argentina, Gregorio Barrios chegou a atuar em três filmes, mas o amor pelo Brasil fez com que ele trocasse a residência de uma esquina da Calle Corrientes para Copacabana, em 1962, e se casasse com uma brasileira que havia sido Miss Santa Catarina.


Suas excursões giravam em torno da América do Sul, tendo também se apresentado em Portugal, Espanha e Cuba.


Residia em São Paulo quando, repentinamente, foi vitimado por um infarto do miocárdio, em 17 de dezembro de 1978, um dia após ter-se apresentado em Curitiba.


Alguns de seus sucessos: Palabras de mujer, Diez Minutos Más, Inutilmente, Contigo aprendí, Frío en el alma, Nosotros, María Bonita, Oración Caribe, Lamento borincano, Dos almas, Vereda tropical, Anahí etc.


Amante da música brasileira, Gregorio Barrios verteu para o idioma espanhol grandes composições como Suave é a Noite, Eu Sei Que Vou Te Amar, Sentimental Demais, De Cigarro em Cigarro, Cabelos Brancos, Ouça e Quero Beijar Tuas Mãos, dentre outras.


Gregório Barrios deixou para as pessoas que o conheceram a lembrança do homem alegre, extrovertido, extremamente modesto, profissional corretíssimo, ótimo esposo, excelente pai.


O seu corpo está sepultado em São Paulo no cemitério do Morumbi. 


 

Louis Armstrong






Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 4 de agosto de 1901Nova Iorque, 6 de julho de 1971) foi um cantor, compositor, instrumentista, trompetista, cornetista, saxofonista, escritor, letrista, arranjador, produtor musical, dramaturgo, artista plástico, ator, tenor, maestro e ativista político e social estadounidense, considerado "a personificação do jazz".1 Louis Armstrong é famoso tanto como cantor quanto como solista, com seu trompete.


Nome completo Louis Daniel Armstrong
Também conhecido(a) como Satchmo
Pops
Nascimento 4 de agosto de 1901
Origem Nova Orleans, Louisiana
País  Estados Unidos
Data de morte 6 de julho de 1971 (69 anos)
Nova Iorque, EUA
Gênero(s) Jazz, Dixieland, Swing, Pop Tradicional
Instrumento(s) Trompete, Corneta e Voz
Período em atividade 1914 - 1971
Afiliação(ões) Joe "King" Oliver, Ella Fitzgerald, Kid Ory
Página oficial Louis-Armstrong.net


Um cantor em tanto!

Raul Seixas

Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing"4 . Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como Aleister Crowley.







Nome completo Raul Santos Seixas
Também conhecido(a) como Raulzito
Maluco Beleza
Pai do Rock Brasileiro
Nascimento 28 de junho de 1945
Origem Salvador, Bahia
País Brasil
Data de morte 21 de agosto de 1989 (44 anos)
São Paulo, Brasil
Gênero(s) Rock and roll;
Rockabilly;
Baião;
Country
Rock psicodélico;
Folk
Folk rock
Blues
Acid Rock
Instrumento(s) Vocal, guitarra elétrica , violão e contra baixo
Modelos de instrumentos Gibson ES-335 (1973 - 1977);
Guild 1954 (1977 - 1989)
Período em atividade 1963 - 1989
Gravadora(s) Odeon;
CBS Discos;
Philips/Phonogram;
Warner Music;
Eldorado;
Som Livre;
Copacabana
Afiliação(ões) Os Panteras;
Paulo Coelho;
Camisa de Vênus;
Marcelo Nova;
Edy Star;
Míriam Batucada;
Jerry Adriani;
Sérgio Sampaio
Influência(s) Luiz Gonzaga;
Elvis Presley;
Little Richard;
Chuck Berry;
The Beatles;
John Lennon;
Roberto Carlos;
Frank Zappa;
Led Zeppelin1 2
Bob Dylan
Jerry Lee Lewis3


Martinha

Martha Vieira Figueiredo Cunha, a Martinha (Belo Horizonte, 30 de julho de 1949) é uma cantora e compositora brasileira.
Foi apelidada de "Queijinho de Minas" pelo rei Roberto Carlos. Destacou-se na Jovem Guarda participando de programas musicais e de entrevistas nas mais importantes emissoras de televisão.
Seu grande sucesso foi Eu daria a minha vida, gravada em 1968, depois também gravada por Roberto Carlos, exemplo seguido por outros cantores.
Ao longo de sua carreira, iniciada em 1966 e feita no Brasil e no exterior, gravou 23 LP, que somaram três milhões de cópias vendidas. Alcançou grande êxito na América Latina com canções como "Hoy daria yo la vida", "Llueve" e "Aquí".
Ganhou todos os prêmios possíveis no país, e muitos outros no exterior. Como compositora, conseguiu grande êxito, tanto com cantores da Jovem Guarda como com os sertanejos.







Nome completo Martha Vieira Figueiredo Cunha
Também conhecido(a) como Queijinho de Minas
Nascimento 30 de julho de 1949 (63 anos)
Origem Belo Horizonte, Minas Gerais
País Brasil Brasil
Gênero(s) Jovem Guarda
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade cantora, compositora
Afiliação(ões) Jovem Guarda


Agnaldo Timóteo


Agnaldo Timóteo Pereira (Caratinga, 16 de outubro de 1936) é um cantor e político brasileiro.

Vereador de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Mandato 1 de janeiro de 2005
até atualidade
Vereador do Rio de Janeiro Bandeira do Município do Rio de Janeiro.png
Mandato 1 de janeiro de 1997
1 de janeiro de 2001
Deputado federal pelo Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Mandato 15 de março de 1986
31 de março de 1996
Vida
Nascimento 16 de Outubro de 1936 (76 anos)
Profissão cantor

Reginaldo Rossi

O Rei Reginaldo Rossi (nome artístico de Reginaldo Rodrigues dos Santos Rossi, Recife, 14 de fevereiro de 1944) é um cantor e compositor brasileiro, conhecido como o "Rei do brega".




Nome completo Reginaldo Rodrigues Santos Rossi
Nascimento 14 de fevereiro de 1944 (69 anos)
Origem Recife, Pernambuco
País Brasil
Gênero(s) Brega
Período em atividade 1964 — presente
Outras ocupações Cantor
Gravadora(s) EMI
Afiliação(ões) The Silver Jets


Rei do Baião

100 anos do forró!
Luís ‘Lua’ Gonzaga ‘Gonzagão’ do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do baião.2 Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias,3 ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).2




Nome completo Luís Gonzaga do Nascimento
Também conhecido(a) como Rei do Baião
Majestade do Baião
Embaixador Sonoro do Sertão
Velho Lua
Bico de Aço
Lula
Pernambuco
Gonzagão
Nascimento 13 de dezembro de 1912
Origem Exu,  Pernambuco
País Brasil
Data de morte 2 de agosto de 1989 (76 anos)
Gênero(s) Inventor do forró (trio pé de serra) baião
forró
quadrilha, xaxado, arrasta pé e xamego.
Instrumento(s) Acordeão
Modelos de instrumentos 120 Baixos1
Período em atividade 1940-1989
Outras ocupações Foi soldado do Exército por 10 anos. Era corneteiro.1
Gravadora(s) RCA, EMI-Odeon, Discos Copacabana
Afiliação(ões) Gonzaguinha, Bob Nelson, Genésio Arruda, Marinês, Abdias dos Oito Baixos, Fagner, Dominguinhos e Elba Ramalho
Página oficial Gonzagão Online


Dorival Caymmi




Dorival Caymmi (Salvador, 30 de abril de 1914Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro.
Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano.[1] Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em casa, às seis horas da manhã, por conta de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer renal que possuía havia 9 anos.[2] Permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007. Poeta popular, compôs obras como Saudade de Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena.
Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris. Todos os seus três filhos são também cantores: Dori Caymmi, Danilo Caymmi e Nana Caymmi

Nome completo Dorival Caymmi
Nascimento 30 de abril de 1914
Salvador, Bahia
Brasil
Data de morte 16 de agosto de 2008 (94 anos)
Rio de Janeiro, Brasil
Gênero(s) Samba, bossa nova
Ocupação(ões) compositor
Instrumento(s) Vocal, violão
Período em atividade 19342008
Outras ocupações poeta, pintor e ator
Gravadora(s) Odeon
Columbia
Continental
RCA Victor
Elenco
Phonogram
Funarte
Som Livre
Universal
EMI
Afiliação(ões) Dori Caymmi
Danilo Caymmi
Nana Caymmi

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nélson Gonçalves






Nélson Gonçalves (nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, Santana do Livramento, 21 de junho de 1919Rio de Janeiro, 18 de abril de 1998) foi um cantor e compositor brasileiro. Terceiro maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de cópias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões e Tonico & Tinoco com aproximadamente 150 milhões. Seu maior sucesso foi a canção A volta do boêmio.


Nome completo Antônio Gonçalves Sobral
Também conhecido(a) como Rei do Rádio
Nascimento 21 de junho de 1919
Origem Santana do Livramento, Rio Grande do Sul
País Brasil Brasil
Data de morte 18 de abril de 1998 (78 anos)
Gênero(s) MPB
Extensão vocal barítono
Período em atividade 1941-1998
Gravadora(s) RCA Victor


Wanderley Cardoso

Jovem Guarda!







Nascido no bairro paulistano do Belenzinho, começou a carreira de intérprete aos 13 anos.[1] Morou nos bairros de Pirituba e Lapa em São Paulo. Estudou na escola Guilherme Kuhlmann, onde concluiu o primário (1º a 4º série), no Largo da Lapa, Lapa de Baixo, em São Paulo.
Depois de cinco anos dedicados ao estudos, investiu com força no showbiz. Seu primeiro sucesso, gravado em 1965, chamava-se "Preste atenção". Rapidamente se tornou um dos ídolos da Jovem Guarda, ganhando o apelido de "O bom rapaz", título de seu grande sucesso gravado em 1967, que vendeu mais de cinco milhões de cópias.

Nome completo Wanderley Conti Cardoso
Também conhecido(a) como O Bom Rapaz
Nascimento 10 de março de 1945 (68 anos)
Origem São Paulo
País Brasil Brasil
Gênero(s) Jovem Guarda, gospel
Ocupação(ões) cantor
Instrumento(s) Vocal
Afiliação(ões) Jovem Guarda

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rita Pavone

Rita Pavone (Turim, 23 de agosto de 1945) é uma cantora e atriz italiana.
Começou sua carreira como cantora em 1962 com o single La partita di pallone e, pouco tempo depois, torna-se um sucesso mundial, fazendo também exitosas turnês em países europeus e da América Latina:Argentina e Brasil. Lança outros vários singles em seguida, como Alla mia età, Come te non c’è nessuno, Cuore, Datemi un martello, Che m'importa del mondo, Viva la pappa, Il geghegè e Fortissimo, atingindo o topo das paradas.




Nascimento 23 de Agosto de 1945 (67 anos)
Origem Turim,  Itália
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1962 - 2005
Gravadora(s) RCA Italiana, Dischi Ricordi
Afiliação(ões) Cantora, Atriz
Página oficial www.ritapavone.it


Celly Campelo










Célia Benelli Campello, cujo nome artístico era Celly Campello (São Paulo, 18 de junho de 1942Campinas, 4 de março de 2003[1]) foi uma cantora e precursora do rock no Brasil. Também fez uma participação como atriz na novela Estúpido Cupido.
Depois de casada, passou a assinar Célia Campello Gomes Chacon.

Nome completo Célia Benelli Campello
Também conhecido(a) como Celly
Nascimento 18 de junho de 1942
Origem Taubaté,  São Paulo
País Brasil
Data de morte 4 de março de 2003 (60 anos)
Gênero(s) Rock and Roll
Instrumento(s) voz
Período em atividade 1958 - 1962
1976 - 1977